Qualquer tipo de cobertura em uma edificação, chama-se vulgarmente de telhado. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.
A função principal do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espaço interno do edifício,comércio e residencias das intempéries do ambiente exterior (como a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica, etc). Porém, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado também promove a captação e distribuição das águas pluviais.
Seus braços retrateis permitem a sustentação do toldo sem a necessidade de colunas. Utilizado para fachadas de comercio, terraços, entre outros.
Quando o toldo é recolhido, o tecido e os braços não ficam expostos, o que aumenta a durabilidade e vida útil do produto.
Possui sistema de abertura com braços articulados e necessita somente de um ponto de apoio para sua sustentação. Com isso, é possível ampliar a área de proteção contra os raios solares e chuvas de média intensidade, deixando a área abaixo do toldo livre para a circulação das pessoas. Com estrutura elegante e moderna, traz sofisticação para qualquer tipo de ambiente.