Toldos

Toldo é uma cobertura secundária fixada à fachada de um edifício,comércio ou residencia que serve para proteger do Sol, do vento e da chuva. É tipicamente composta por uma lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, que é esticada sobre uma estrutura leve feita de alumínio, ferro, aço ou madeira. A configuração desta estrutura é uma espécie de treliça ou caixilho. Também é frequente a utilização de toldos em chapa de alumínio ou aço (telhas) em casos em que a utilização de toldos de lona não é prática, como quando o peso ou a força do vento são fatores a serem considerados.


Os toldos são geralmente colocados sobre uma janela ou porta, ou sobre a área ao longo de um passeio. Com a adição de colunas nos seus cantos, um toldo torna-se num dossel, que é capaz de se estender para mais longe da fachada do edifício, comércio ou residencia como por exemplo no caso da entrada de um hotel, Porém quando bem projetados, os toldos podem ser também bons aliados na criação de ambientes externos. Pra isso existem muitos modelos que se adéquam a sua necessidade.


Alguns deles são:

  • Enroláveis
  • Braço articulado
  • Móveis retos
  • Retráteis
  • Embutidos
  • Fixos

Se você procura proteção contra o sol e chuva a melhor opção são os toldos fixos ou móveis retos. Já se a idéia é criar um novo ambiente e ainda proteger do sol, pode-se optar pelos toldos de braços articulados, que são presos por apenas dois pontos. Para facilitar na hora da escolha, chame um profissional, que irá projetar o toldo de acordo com o local e as necessidades especificas.

Os toldos foram utilizados em sua forma inicial para proteger os alimentos e carnes nas feiras inicialmente na Índia e posteriormente nos países onde, hoje é denominado Oriente Médio.


Toldo
Projeto 3
capota romana
Projeto 52